domingo, 29 de janeiro de 2012

Trecho do livro "Quincas Borba"

Falar de Machado é um risco! Porque ele é um daqueles (raros) artistas que possuem uma obra tão completa que é praticamente impossível elogiá-la sem deixar qualidades únicas de fora. Escolhi um trecho da obra “Quincas Borba” para dividir com vocês que sempre me impressiona quando o leio. Mas é claro: recomendo a leitura do livro inteiro – uma experiência fantástica! Acontece que neste trecho, em especial, tudo me tira o fôlego – a narrativa, a descrição das sensações da personagem, a declaração que lhe fora feita... Para contextualizar: no trecho, a personagem Sofia relembra a declaração que outra personagem, Carlos Maria, fizera-lhe na noite anterior:

Posta à janela, dali a meia hora, Sofia contemplava as ondas que vinham morrer defronte, e, ao longe, as que se levan-tavam e desfaziam à entrada da barra. A imaginosa dama pergun-tava a si mesma se aquilo era a valsa das águas, e deixava-se ir por essa torrente abaixo, sem velas nem remos. Deu consigo olhando para a rua, ao pé do mar, como procurando os sinais do homem que ali estivera, na antevéspera, alta noite. . . Não juro, mas cuido que achou os sinais. Ao menos, é certo que cotejou o achado com o texto da conversação
"A noite era clara; fiquei cerca de uma hora, entre o mar e a sua casa. A senhora aposto que nem sonhava comigo? Entretanto, eu quase que ouvia a sua respiração. O mar batia com força, é verdade, mas o meu coração não batia menos rijamente; com esta diferença que o mar é estúpido, bate sem saber por que, e o meu coração sabe que batia pela senhora."
Sofia teve um calafrio, procurou esquecer o texto, mas o texto ia-se repetindo"A noite era clara..."




Assim como Sofia, passei tempos e tempos rememorando essas palavras... “A noite era clara...”

Nenhum comentário: